quarta-feira, 23 de maio de 2012


TV Cabo, Escola de Vendas, Escola de Vida

Já la vão alguns anos, não sei exactamente quantos, até porque isso implicaria esclarecer pormenores sobre a minha idade, o que não ficaria bem a uma senhora… Mas dizia eu, que há uns anos, quando iniciei o meu percurso profissional, tive a sorte de começar numa verdadeira escola de vendas, a TV Cabo.
Tinha acabado o meu curso e o meu estágio curricular, e mentalizada que teria de começar urgentemente a trabalhar, convenci-me que o faria na TV Cabo. E assim foi! Confirmo hoje que estava certa.
A função disponível, aparentemente, não implicava a formação superior que eu possuía, mas era onde eu queria e na minha área; Comecei então como Operadora de Telemarketing! Rapidamente percebi, que era uma função que, na época e na escola TV Cabo, tinha uma importância vital nas vendas, ao ponto de funcionar como uma verdadeira Gestão de Vendas.
As equipas de vendas eram formadas por uma operadora de telemarketing e por um vendedor e, sem retirar o mérito dos vendedores, eram as Operadoras de Telemarketing que preparavam e geriam toda a Base de Dados a trabalhar; eram elas quem coordenavam a actividade dos vendedores, eram basicamente Coordenadoras de Vendas! Efectivamente foi esta a evolução natural da maioria das Operadoras de Telemarketing, a Coordenação de Vendas.
Na altura, na TV Cabo, apostava-se muito na área Comercial, na Formação constante, em sala e em ambiente de trabalho, nas reuniões com toda a equipa comercial, de norte a sul do país, continente e ilhas! A tal ponto que em fases de imposição estratégica de crescimento drástico nas vendas, eram realizadas reuniões gerais de análise, definição e cumprimento de objectivos, que pareciam intangíveis, surreais até! Mas é aqui que eu considero que a TV Cabo estava à frente no seu tempo e por isso uma verdadeira escola para quem por lá passou.
Começávamos cada encontro, sempre apreensivos com o que estaria para vir, ao longo do mesmo ficávamos incrédulos com o que tínhamos de objectivos para cumprir e no final saíamos todos convictos de que havíamos de ser capazes de o fazer. Brutal, não?
A isto, meus caros, eu chamo de liderança pura e dura! E de facto nesta organização, tivemos a sorte de ser liderados por alguém que tinha tanto de génio como de “louco” – o famoso Engenheiro Bau. Génio porque efectivamente o era, quando se juntava a um grupo de vendedores a bater às portas e a vender, quando perguntava a opinião a uma simples operadora de telemarketing, sobre a melhor forma de abordagem no seu território, porque tinha a visão global necessária para conduzir o navio e a capacidade de perceber o que motivava os seus remadores. Louco, porque conseguia ver além dos ditos normais, porque acreditava no sonho de tornar a TV cabo numa marca que será sempre a referência, venha o “zzzzzzz” que vier!!!
Mas o que me levou a escrever este texto, foi um episódio que veio à minha memória, numa célebre reunião de dois dias em Évora, onde começámos por vestir todos uma camisola preta, com um “smile” tristonho, que dizia “Estou em Baixo”. A mensagem era que estávamos todos aquém do que seria necessário fazer para dar o salto, para alcançar o breack-even-point, e por isso estávamos todos “Em Baixo”. Imaginemos uma sala com algumas duzentas pessoas todas vestidas com esta camisola… tudo negro!

Passámos os dois dias a analisar, discutir e definir estratégias e de facto no dia seguinte a filosofia mudou… em primeiro lugar a caldeira do hotel avariou e todos tomaram banho de água gelada, com a agravante de estarmos em Janeiro… No final do dia, todos saímos com uma nova camisola, vermelha, que com um Risonho, que dizia “Tou no Máximo”.
Posso-vos dizer que resultou! Génio? Louco? Avaria estratégica na caldeira do Hotel que ajudou a “despertar para a vida”?...
Posso apenas afirmar que, para mim, a TV Cabo foi e será sempre uma escola de vendas, ou até mais, uma Escola de Vida!

By Adelaide Moita

2 comentários:

  1. Orgulho-me em ler estas tuas palavras!
    Continua «Mimi»...
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Sra Carpe Diem. Vá avisando das novas postagens.

    Ao dispor

    Paulo

    ResponderEliminar