sexta-feira, 8 de junho de 2012


“As Rãs que Pensavam que eram Peixes”

Há cerca de um ano tive a oportunidade de ler um livro, cujo título era “As Rãs que pensavam que eram Peixes”. Uma fábula ao serviço da gestão, que me marcou bastante. Pensei bastante sobre a mensagem desta pequena história e sobre a aplicabilidade desta à minha vida, que recentemente tinha sofrido uma alteração profunda com a minha situação inédita de desemprego… acho que estou a descobrir agora esta ligação e já vou explicar porquê!
Na altura em que li esta fábula, tinha ficado recentemente desempregada e comecei à procura de várias acções que contribuíssem para a minha formação, nomeadamente livros que sempre quisera ler, mas não tinha tido ainda oportunidade. Nesta busca encontrei duas publicações, dentro da categoria das Fábulas aplicadas à Gestão, que me marcaram: uma foi “O nosso iceberg está a derreter” de John Kotter e a outra “As rãs que pensavam que eram peixes” de Cristiano Ghibaudo. Mas hoje é sobre a ligação da segunda à minha vida que quero falar…

Em 2010 descobri o meu lado criativo e com ele, o artesanato. O processo tem sido lento porque mais do que “fazer coisas giras” quero criar um conceito, uma marca que possa ser reconhecida. Para isso fui criando peças que eu possa usar e como tal também os outros.
Fui percorrendo um caminho que me levou a acreditar neste conceito ao ponto de desenvolver uma marca e uma imagem. De participar numa feira de artesanato e sentir um reconhecimento de meros desconhecidos que não só gostaram como mostraram reconhecimento pelo meu trabalho.

Mas mais importante de tudo, este caminho levou-me a acreditar em mim. Quero fazer mais! Até já tenho a próxima feira de artesanato agendada!!!

De facto, durante muto tempo, quase toda a minha vida, acreditei ser um “peixe”, com o meu charco tranquilo, com a minha zona de conforto bem definida. Mas, com esta minha descoberta de outras características, ou até mesmo competências, descobri que afinal, se calhar, sou uma “rã” e como tal tenho outras capacidades que me podem fazer chegar a outros níveis, a outros universos, a outros projectos… aos meus!

By Adelaide Moita

1 comentário: